quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Confie nas oportunidades das relações pessoais

Coincidência, mero acaso do destino, determinação de Deus, oportunidade, são muitos os nomes utilizados para exemplificar as coisas boas (ou más) que acontecem na vida de todos os seres humanos. O que torna tudo ainda mais interessante, é que não sabemos exatamente de onde virão as surpresas, pode ser de alguém da família, do seu amor, de um amigo, colega ou simplesmente de alguém com quem tem relações profissionais.
No decorrer da nossa vida, esbarramos com variados tipos de pessoas, algumas possuem personalidades bem parecidas com as nossas, outras são completamente diferentes. De algumas nem lembramos os nomes e de outras lembramos até da gargalhada distante. Ao conhecermos alguém, muitas vezes esbarramos no nosso próprio preconceito e julgamos sem saber. Outros, nem nos damos esse trabalho, já gostamos de algum traço da sua personalidade e nos tornamos fãs (sempre mantendo uma certa distância segura por um tempo, é claro!) Mas o mais importante, é sabermos aproveitar as afinidades ou as diferenças para aprender com cada pessoa que cruza nosso caminho.
Manter o coração aberto (com ressalvas), o bom contato pessoal, com respeito as peculiaridades do indivíduo, sempre nos trará bons frutos, sejam aprendizados pessoais, sejam oportunidades de trabalho, sejam grandes e duradouras amizades. Mas para que isso aconteça, é preciso manter a alma e o coração disponíveis, sabendo escolher entre o que nos faz bem ou mal, nos livrando rapidamente dos que estão no segundo grupo.
Muitas vezes, a vida nos coloca em situações difíceis, em caminhos tortuosos, viciosos, diria, até, desanimadores, dos quais não vemos uma saída. E, na maioria das vezes, é sempre alguém que surgiu em nossa vida do nada, que nos mostra a melhor solução, uma boa oportunidade. Por isso, é preciso respeitar e tratar com igualdade todas as pessoas, desde a senhora que faz o café, até o chefe que parece ser o mais ignorante de seres vivos. Porque nunca se sabe de onde pode surgir uma boa notícia, uma frase de força, um ombro amigo, ou até mesmo aquele empréstimo tão difícil (essa parte é brincadeira!)
Porém, se as pessoas passarem por nossas vidas e não soubermos aproveitar o que elas tem de melhor e manter uma relação saudável, perdemos a chance de crescer como seres humanos, de tornarmos melhores, mais desenvolvidos, pela simples arrogância de julgar alguém inferior. Lembrem-se estamos neste mundo para nos desenvolver enquanto espíritos, pessoas e profissionais, então, não perca a oportunidade de tirar o melhor de quem está ao seu lado ou na sua frente. Boa semana a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário