quinta-feira, 31 de março de 2011

Se descobrir para a vida



Você já olhou para você? Sabe do que gosta, o que quer, o que lhe dá prazer real e pleno? Com certeza muitas pessoas já se pegaram fazendo essas perguntas para si mesmo em algum momento. A correria do dia a dia, das decisões em cima do que caminho seguro, da vida cotidiana, nem sempre são baseadas no que realmente é o melhor para você. Mas como voltar a sua essência? Talvez psicólogos e terapeutas saibam como fazê-lo, mas como encontrar a resposta sozinho?
Nascemos e vivemos de acordo com o que ensinaram nossos pais, a escola, os amigos. Sabemos que temos que estudar, obedecer pai e mãe, os mais velhos, os professores, depois vamos para o mercado de trabalho, obedecer o chefe, nos apaixonamos, nem sempre pela pessoa ideal, mas pela real e disponível, enfim, vivemos. Raramente paramos para analisar se tudo o que fizemos nos faz realmente felizes.
Aí quando algo acontece, morre pai e mãe, perde-se o emprego ou o grande amor, tudo parece perder um pouco o sentido e você começa a perguntar onde exatamente foi que perdeu o fio da meada. Quando somos adolescentes, temos a liberdade e a jovialidade parece perene, os sonhos são tantos, as ilusões também, mas depois dos 30, nem tudo sai como se planejou aos 18.
Seria então hora de parar para refazer o caminho ou pelo menos o trecho desviado da vida? Aa maior dúvida talvez seria como chegar a essa descoberta? E quando você, dono de si, independente e com muitos caminhos trilhados, simplesmente descobre que a grande felicidade é ter todas as possibilidades a sua frente? Quando de repente você simplesmente se percebe feliz por ter liberdade? Se sente tão apaixonada pela vida que nenhum outro amor carnal seria suficiente? Talvez esse seja o caminho. Apaixonar-se por você, apaixonar-se pela vida e saber que, independente da sua realidade, da idade, corpo físico e inteligência, ninguém precisa se manter num caminho se não se sentir realmente feliz. A vida é cheia de possibilidades, que tal dar essa chance para vivê-las?

3 comentários:

  1. Belo texto, Ca!! Como sempre tocando minha alma e pensamentos com suas palavras...
    Realmente, muitas vezes, precisamos parar para ver onde esquecemos nossa essência, onde deixamos as oportunidades passarem. Fácil não é, fica ainda mais difícil qdo precisamos abrir mão de certas coisas para entender tudo isso.
    Mas, esta é a vida Ca... anulamos certas coisas dentro de nós para fazer o outro feliz, achando q também estamos felizes. Mas, na verdade, há sempre um pedaço faltando e a felicidade ñ é completa (e, sinceramente, ñ acredito em 'felicidade completa') ... e, então, paramos e vamos encontrar este pedaço deixado pelo caminho...
    Beijos
    Carol Binato

    ResponderExcluir
  2. É bom parar para pensar sobre nossas experiências, as transformações que passamos na vida né Cá? Talves esse seja realmente o caminho da felicidade. Não se culpar, assumir os erros e enganos, levantar a cabeça e seguir procurando sempre acertar o passo. Adorei o texto. Nos faz refletir a vida. Nesta semana minha filha chegou com uma lição de casa para eu ajudá-la, de filosofia, que nos questiona sobre algum engano da vida e como o percebeu. E são tantos (rs)... Menina, vc sempre manda bem... sou fã deste blog!

    ResponderExcluir
  3. Vc estava pensando na minha vida quando escreveu este texto?? kkkkk
    Adorei e me identifiquei muito!
    Parabéns.
    Beijo
    Silvia

    ResponderExcluir