segunda-feira, 14 de março de 2011

Ser feliz: uma escolha, uma oportunidade!



Dá para ser feliz sempre? A maioria responderá que não, às vezes os problemas no trabalho, no relacionamento amoroso, com familiares e amigos nos deixam chateados, tristes e até preocupados. Mesmo assim, com minha visão otimista, acho que dá para ser feliz sempre sim.
Quem não possui uma doença grave ou um mal irrecuperável, tem milhões de motivos para ser feliz sempre, mesmo que o dia não esteja bom e que os problemas insistam em bater na porta. Porém, acredito acima de tudo que ser feliz é uma escolha. Quem é saudável, só é infeliz se ficar apegado às coisas ruins que acontecem. Sim, tem gente que escolhe ressaltar os males e esquecer os bens que possui.
Então, reafirmo que ser feliz sempre é uma questão de escolha. Se pensarmos que os problemas, sejam em que esfera for, são passageiros e existem para nos fazer crescer como seres humanos, não há porque ser triste ou viver infeliz. Porém, existem as pessoas que adoram se fazer de coitadinhas, como se todo o resto do mundo fosse perfeito e sempre se desse bem e ela não, com a pessoa infeliz só acontecem coisas ruins, ou pior, não acontece nada. E não viver, muitas vezes pode ser pior do que ter problemas, porque quem não tem vida, não tem sequer problemas (ou “kaôs”) para resolver, ou seja, não tem nada.
Porém, quem escolhe ser feliz, parece que é feliz sempre mesmo, porque não deixa um problema lhe abater ou acabar com seu dia. Quem escolhe ser feliz, permite que a felicidade alheia lhe conforte nos momentos em que sua própria vida não está um mar de rosas. Quem quer ser feliz, busca nas menores coisas, nos momentos que até parecem insignificantes para os outros, uma razão para sorrir.
Embora pareça o conto da Poliana, acredito que ser feliz é sim uma questão de escolha, senão, não teríamos sempre por perto um amigo, parente ou colega de trabalho que está sempre sorrindo. Os mal amados pensam: “Essa pessoa é boba alegre, será que não tem problemas nunca?” Mas ao contrário do que os mal humorados gostam de enaltecer, os bem humorados gostam de destacar o que há de melhor e reservam os problemas para seus pensamentos, sem precisar transformar num desastre, afinal de contas, ser feliz é ter saúde e ser amado.

Um comentário:

  1. É uma forma interessante de pensar.
    Quem tem o domínio da nossa vida somos nós.
    Tudo bem que às vezes pessoas, coisas, situações fazem a gente sentir mal e atrasam nossa vida, mas num geral, acredito sim, que quem comanda tudo somos nós!

    Sou positivo sempre, sempre. Isso não quer dizer que sou bobo alegre, MUITO MENOS que não tenho problemas.
    Sou positivo com amigos. Me dedico a tentar, juntos, sanar o problema. Achar alternativas. Cada um sabe o peso que carrega, a vida que leva.
    Ajudo, ajudo. Mas quando vejo que a própria pessoa quer se afundar e tudo o que você diz, não importa o que for, tudo o que se diz diz ser contra ela, aí deixo de lado e que a pessoa encontre seu caminho sozinha. São escolhas sim, são oportunidades sim. Todos os dias Deus nos dá uma folha em branco para preenchermos de acordo como queremos. Ele sequer dar o lápis, para não tendenciar as cores que usaremos, mas dá o papel, a base, para que utilizemos durante o dia todo...


    Boa reflexão, Carmem. Está na realidade de todos!
    Beijão!

    ResponderExcluir